quinta-feira, 30 de junho de 2011

Trampolim da Praia de Icaraí

ONTEM


O famoso trampolim da Praia de Icaraí era uma atração à parte para os banhistas que saltavam para o mergulho das suas três plataformas. Da última só os mais afoitos se aventuravam. O trampolim teve que ser demolido porque ficou perigoso para os usuários, pois a água foi se afastando e as ferragens ficando à mostra.


HOJE


Um parquinho infantil diverte as crianças na Praia de Icaraí, ponto de encontro de todas as manhãs, além de um campo  de futebol ao fundo muito freqüentado por adultos nos fins da tarde. A foto se enquadra na posição do antigo trampolim.

6 comentários:

  1. Sou nascido e criado na cidade de Niterói e atualmente resido em São Gonçalo no bairro do Alcântara. O trampolim me traz muitas recordções, nunca me arrisquei a saltar da terceira plataforma devido a sua grande altura meu pai foi um saltador desta plataforma mas eu quando tentei saltar chegando até a ponta e olhando para baixo não tive coragem pois era muitp alto tavez 15 ou 20 metros de altura,até hoje não sei o certo qual a medida certa e gostaria de saber. Estou hoje com 70 anos e quando vejo nesta foto me tras muitas lembraças desta praia, da grande lotação sem nenhuma confusão onde todos se divertiam. David Miranda (facebook)

    ResponderExcluir
  2. Sou nascido e criado na cidade de Niterói e atualmente resido em São Gonçalo no bairro do Alcântara. O trampolim me traz muitas recordções, nunca me arrisquei a saltar da terceira plataforma devido a sua grande altura meu pai foi um saltador desta plataforma mas eu quando tentei saltar chegando até a ponta e olhando para baixo não tive coragem pois era muitp alto tavez 15 ou 20 metros de altura,até hoje não sei o certo qual a medida certa e gostaria de saber. Estou hoje com 70 anos e quando vejo nesta foto me tras muitas lembraças desta praia, da grande lotação sem nenhuma confusão onde todos se divertiam. David Miranda (facebook)

    ResponderExcluir
  3. Márcio Sarmet
    Prezado David,a altura precisa eu não sei, o terceiro andar era quase 15 m, mas no final da vida o trampolim estava bastante danificado e com um certa inclinação (para frente e para a direita de quem estava na praia) que alterou a altura origial, além disso a altura real variava pois dependia da altura da maré.
    Apesar de perigoso pulei muitas vezes de lá. A turma inclusive bricava de pique. Como era bom ... que saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estava lá, nas brincadeiras de pique.Muitos pulavam da segundo andar, porém, só alguns se arriscavam do terceiro, a maioria pulava de pé, alguns corajosos saltavam de cabeça, tínhamos que segurar as mãos atadas como um duplo soco na frente da cabeça, para não levar um soco d'água que doía bastante.Isso tudo sem contar com as tábuas nas pernas, que deixava as coxas bastante coradas. Com 11 anos de idade era o meu paraíso. Inesquecível maravilha.
      Uma grande pena, a prefeitura não deu manutenção e a marinha desastrada explodiu junto com muitas vidraças dos prédios vizinhos. Na verdade, o alicerce do trampolim continua lá submerso a alguns metros de profundidade.

      Excluir
  4. Gostaria saber a data da foto número 19 deste artigo.

    ResponderExcluir
  5. Da entrevista Niterói ontem e hoje.

    ResponderExcluir